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89 Comentários
Sempre com um excelente conteúdo!
Até para o ensino superior, o EAD pode ser problemático. Em cursos como geografia (que estou cursando) e biologia, saídas de campo, o uso de laboratórios e de toda infraestrutura da universidade são essenciais.
Ótimo vídeo que, além de informar, nos lembra do dever que temos de discutir um assunto tão importante.
Geografia UFBAjá está questionando alunos para o EAD, já tô enchendo o saco de todo mundo para votar não, para a Geografia é completamente impossível.
Oi Humberto, estamos sofrendo com a forma unilateral com que estão tratando esse assunto na minha universidade (Uff). Estamos articulando uma discussão mas está muito dificil que recuem. Tememos que isso sirva de pretexto para a consolidação dessa modalidade de forma efetiva. Muitos alunos não têm condição tecnológica nenhuma. No ensino básico isso é ainda mais perverso.
Concordo com você em tua análise, em especial, no tocante a evasão escolar e a avaliação do aluno.
O EaD é uma ferramenta inclusiva, sobretudo, para estudantes que moram em zonas rurais e por algum motivo não podem migrar para as cidades para cursar uma universidade publica, por n motivos (especulação imobiliária, criminalidade, distância da família, trabalho, custo de vida alto). Com certeza, o ensino a distância fez toda a diferença na vida dessas pessoas, mas tem que ter cuidado. Os capitalistas, durante essa pandemia, despejaram dinheiro em ações de faculdades ligadas a conglomerados de empresas que trabalham com o EaD, isso significa que essa “indústria” está supervalorizada nesse momento em que as escolas estão impedidas de funcionar.
Sim, nessa faixa etária de usuarios universidade, o EAD tem mais capacidade de incluir. No ensino básico é problemático demais, como o autor bem alertou. No futuro pós pandemia, o EAD deveria ser complementar, de ampliar e facilitar o estudo.
Você anda fazendo umas lives bem legais. Embora minha especialidade não seja EAD e nem avaliação o meu grupo vem trabalhando muito com aprendizagem. Se você tivesse interesse podíamos marcar um live para eu expor um pouco a respeito disso.
Parabéns pelo vídeo
Excelente vídeo! Sou professor de geografia do ensino fundamental da rede pública, e o que está sendo discutido nas entrelinhas é de que não há condições de reprovar ninguém via EAD, ou seja, o ano perdido na verdade se dará por aprovação dos alunos mesmo que esses não tenham aprendido conceitos fundamentais! Enquanto se 2020 “parasse”, o ano letivo não seria desperdiçado para esses estudantes!
Como sempre muito cirúrgico e preciso! Excelente vídeo, camarada
Vídeo muito importante. 👏
ótimo vídeo
Gostei muito das tuas colocações. Concordo com quase todas. Isso da mercantilização do ensino é uma ameaça muito grande. Não apenas pela exploração dos professores (que já é muito grave), mas por tratar o conhecimento como um dado fixo que pode ser dividido e vendido, tem toda uma epistemologia perversa aí…nem sei se dá pra dizer que é uma epistemologia. Apenas discordo que não é possível que as tecnologias da informação sejam aplicadas ao ensino infantil. Sei que não é bem isso que tu disseste, mas, penso que integrado ao ensino presencial, pode haver instâncias em que o ensino remoto, pode ser interessante. Aquela interface desenvolvida pelo MIT, do laptop de 100 dólares – tinha o nome de Sugar -baseada na aprendizagem colaborativa era muto boa e integrava as comunidades à escola. Dissolvia o muro da escola. É bem utópica essa perspectiva, mas não custa nada sonhar…Só pra avisar novamente, o teu vídeo foi interrompido umas 6 vezes…acho que estão te boicotando.
comentando/compartilhando para engajar!
Oi Humberto, não vejo porque não usar o ead em conjunto com a educação regular. Em particular, ajudaria a dar mais oportunidade para o pobre ter professores de qualidade.
ederfmartins os motivos são os que eu coloquei no vídeo.
@Saia da Matrix – Humberto MatosBom então vou expandir um pouco minha argumentação. Em outras palavras TL:DR 😛
Concordo com seus pontos sobre a dependência da infra estrutura familiar e sobre a maior necessidade de autonomia para o ead ter chance de dar certo.
Entretanto, discordo sobre a eficácia de se manter o aluno na escola como forma de proteção do trabalho infantil. Na atual conjutura (professores ruins, baixa infra estrutura), você já está expropriando um dos ativos mais importantes que ele tem, o tempo.
A diferença de oportunidade, advém justamente no fato de o tempo dispendido na escola pelo pobre ser de muito pior qualidade que o do rico. Ademais, alunos não são burros, eles evadem a escola justamente porque sentem que estão perdendo tempo e que aquele espaço não está sendo útil para eles. Assim, as pre condições da evasão escolar já estão colocadas, com ou sem ead.
Além disso, por tras da sua argumentação está a hipótese de que a mesma educação deva ser aplicada a todos os brasileiros. E isso é um grande erro. As classes pobres tem realidades muito diferentes, mesmo comparando um aluno da periferia, com um de uma favela, com um de um estado do sul, ou do nordeste.
Note que o sistema atual já maximiza a desigualdade. Existindo muitos nichos dentro do espectro da escola pública que poderiam se beneficiar grandemente, não só do ead, mas também de vários tipos não tão convencionais de educação.
Sendo assim, ao invés de rechaçar a ideia, deveríamos estar procurando tirar as melhores lições dessa pandemia, em todos os níveis, de ações que isoladamente ou em conjunto pudessem contribuir para a diminuição da desigualdade.
Em particular o ead poderia trazer ganhos, se aplicado em conjunto com a educação regular para alunos das escolas públicas dos bairros pobres das cidades grandes. Nesse contexto, não teríamos tanto risco de evasão e teríamos pais mais comprometidos com a educação dos filhos. Esses alunos poderiam ser expostos a materiais de excelente qualidade, diminuindo assim um pouco do gap de oportunidade.
Claro que, o ead não é solução única para todos os problemas da educação e não deveria ser aplicado indiscriminadamente. Não estamos numa situação de que tem que ser 8 ou 80.
Alguns outros pontos de menor importância:
O argumento da perda do emprego de parte dos professores, por causa do ead, remonta a destruição de máquinas por operários na revolução industrial. E isso é no mínimo complicado. Datilografos, bancários e outros que sofreram disrupção no passado deveriam ter feito o que? Lutar contra o avanço tecnológico não é muito sensato, além de ser uma batalha perdida. Melhor seria já começar a lutar e pensar em como se daria um sistema de renda básica universal.
Um outro ponto que é transversal a discussão, mas que acho que vale a pena ser comentado. Não existir o ano letivo de 2020 é irreal. O tempo não para. Do ponto de vista individual do aluno, será uma perda tão grande quanto um ano mal estudado. Principalmente, se você não tem recursos e necessita entrar no mercado de trabalho o quanto antes para ter uma melhoria de vida.
Bom vídeo!!
Sou prof da Rede Pública e atuo no Ensino Médio. Assim como já foi dito pelo companheiro de profissão, a continuidade via EAD enseja contradições enormes dentro de uma mesma comunidade escolar. Os contratos suspeitos e nada transparentes que os Governos Estaduais realizaram já aponta para isso que o Humberto colocou de forma precisa. Isso sem dizer que esse momento de pandemia está colocando em prática o que a BNCC já colocava acerca do percentual de aulas do ensino regular via EAD.
Atuo em SP e por aqui, já existe dados apontando que cerca de metade dos alunos da Rede Estadual não estão acompanhando as aulas pelo aplicativo financiado pelo Governo (diga-se de passagem que está atrelado a uma plataforma chamada TV Bolsonaro, como denunciado pelo The Intercept). Por mais que nós professores estejamos fazendo o possível para reduzir danos, sabemos que estamos reproduzindo desigualdades já existentes na ensino.
Parabéns pelo vídeo preciso, Humberto!
Vídeo preciso; e pontual!!!
1.Problemas da qualidade da avaliação.
2. Problemas decorrentes do agravamento das desigualdades de oportunidade dos alunos de acordo com o acesso e a familiaridade deles por meios de Educação EaD.
3. Precarização do trabalho dos funcionários da comunidade escolar (professores e funcionários de limpeza e alimentação, especialmente).
4. A tendência da permanência dos problemas 2 e 3, mesmo após a pandemia. EaD é, supostamente, mais barato.
Se quiserem listar mais pontos pra levantarmos pro pessoal, citem aqui nos comentários.
5- A organização pessoal do “tempo” e a “disciplina” para manter o estudo. 6-Os recursos necessários, como internet, pc, programas, capazes de manter a produtividade do aluno. 7-O aprimoramento do professor, no q diz respeito a manipulação da midia para sua produtividade (conhecimento sobre o pc, softwares, equipamentos-hardwares), para manter a produtividade do professor. 8-A localidade da instituição (Escola, faculdade) estar mais próximo dos alunos. 9- A baixa interatividade entre alunos do mesmo curso…e se formos pensar mais, tem mais…
Sou professor do fundamental e médio e o EAD é algo muito complicado, no estado que trabalho foi apenas jogado e sem treinamento adequado para professores ( alguns sem conhecimento de uso das tecnologias), alunos sem internet e sem equipamento para acesso. Novas portarias saem na sexta e exigem cumprimento a partir de segunda, grande parte parece ser feito para ficar registrado no papel e usado como propaganda política depois. Adesão na prática é bem deficitária.
Sem falar do aspecto social totalmente prejudicado, que praticamente não ocorre no EaD.
Falta só 4k….
Massa o vídeo camarada.
Hoje tive acesso a um conteúdo de EAD de uma faculdade particular do curso de gestão pública… a professora fez uma “história da filosofia” de 10 minutos… totalmente cagada e a profissional não sabia pronunciar nem os nomes dos filósofos. Intuitivamente acho problemático e hoje, empiricamente vi que é uma possibilidade absurdamente grande de realmente esse caminho ser uma porcaria mesmo.
Correção: ao menos onde trabalho não é correto chamar de EaD. São aulas remotas… emergenciais…em que o professor está ao vivo, no mesmo horário da aula… e etc… EaD, há metodologias específicas… material pensado para esse fim. Creio que essa discussão está bem atrasada… desde 2004 já existe uma legislação que libera 20% do ensino superior em trabalho efetivo discente… e em 2018 tb foi liberado para 40% da graduação presencial ser realizada em EaD… No ensino superior a pandemia vai acelerar esse processo. Agora no ensino básico… Creio q não irá pra frente… há necessidade da socialização e outras competências…. a sociedade dormiu sobre isso… pois já está em pauta há duas décadas.
Muito bem lembrado; vídeo necessário!
E o EAD como forma de manutenção, durante o isolamento, da alfabetização das crianças que estão nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, ele também provoca os mesmos ricos que esse EAD precário que estamos vendo os estados colocando em curso? O meu medo é que ocorra um processo de “desalfabetização” durante a pandemia, que crianças que estavam desenvolvendo habilidades de leitura e escrita parem de praticá-las e, dessa forma, venham a retroceder em seus estudos.
Eu estou fazendo a segunda graduação em EAD e estou bastante decepcionado com o ensino. 1 semestre inteiro com metade da quantidade de disciplinas do presencial, além disso cada disciplina tem conteúdo em vídeo equivalente à duas horas aula que se baseia no próprio livro-texto disponível e duas 2 avaliações com nota.
Apenas não larguei porque já tenho uma graduação e já decidi ser mais autodidata, mas tem disciplinas que não vou ir atrás e o conteúdo da EAD poderia ser melhor.
Minha maior preocupaçao sao as crianças que nao estao muito bem dentro de casa. Para algumas a escola eh refugio.
Faço minha segunda graduação (EAD) pela Uniasselvi, acho interessante o formato da instituição.
setor público ou privado?
O instrumento em si, sempre é neutro, o uso que se faz do mesmo é sempre ideológico, aliás como tudo. Infelizmente, tendo guedes e sua irmã no poder, temos certeza que o uso que se fará deste instrumento, EAD, NÃO será para o bem da nossas crianças e adolescentes.
Mesmo no ensino superior tenho reservas. Aprende-se conteudo tranquilo na ead, mas isso nao eh a unica coisa que uma universidade oferece.
Fiz federal presencial e fiz ead privada, comparar os 2 eh comparar laranja com pneu.
Vou comecar outra graduaçao pela ead da ufop, espero que a experiencia seja boa.
Quais são as maiores diferenças que vc notou? Acha que o ensino pelo menos é bom na EAD? Estou fazendo, e mesmo gostando bastante, tenho minhas inseguranças..
Faz uma live com o canal Filósofo Paulo Ghiraldelli, do professor de Filosofia aposentado da UFRRJ
Seria o primeiro vídeo do Humberto que eu me recusaria a assistir… Ghiraldelli chamou a Sabrina Fernandes de Loira Burra (entre outros absurdos – e jamais pediu desculpas), falou que uma psiquiatra não tem lugar de fala pra dizer qualquer coisa sobre “papo entre homens” (lembrando que ela é psiquiatra) e mais um listão de atitudes e falas completamente machistas. Lá pelo milésimo vídeo machista dele, incluindo 2 que ele tenta dizer que não é machista do jeito mais sem noção possível (reforçando o machismo), parei de seguir e não quero mais nem ouvir falar… Não dá… Tentei muito, porque ele fala coisas que lavam a alma, mas o preço desse sabão é muito alto.
@acnlelis ele exibia a mulher como trofeu na internet
Faz uma live com o socialista e professor de economia internacional da UFSC, Nildo Ouriques.
Parece o plano perfeito. Do ponto de vista das classes dominantes, o ideal é a relação servo/senhor, certo?
Se a educação é eficiente, não dá pra fazer… Então EAD é o jeito mais fácil, dentro da lei, para atingir este objetivo.
Ok, estou pessimista hoje :/
Eu estou fazendo minha segunda graduação em EAD numa universidade publica, falta um semestre para me formar em Licenciatura em Filosofia. Estou adorando o curso, confesso que aprendi mais nesse curso do que na minha primeira graduação presencial em outro presencial que cursei na Unisinos. Porém, como disse o Humberto, eu sabia o que eu queria fazer, como funcionava essa modalidade de educação e o que eu precisava para ter um bom desempenho, já tinha uma boa autonomia de pesquisa e a estrutura necessária para aprender desse forma. O curso é bem planejado, o conteúdo, os textos, livros, autores são os mesmos dos cursos presenciais, os professores são os mesmos dos cursos presenciais, formam uma equipe maior de pessoas envolvidas visto que precisam atender mais pessoas, o curso não perde nada para o presencial, mas o curso é de Filosofia, basicamente é somente leituras de autores e comentadores, explicação de professores e produção escrita, facilita mais para um ensino EAD, mas conheço pessoas de outros cursos nesse formato que tem disciplinas práticas com saida de campo que dizem que isso é feito de forma como nos cursos presenciais e não se perde tbm , assim como os cursos de línguas estrangeiras, enfim, realmente que é dificil para alunos de ensino médio por vários fatores, não somente as condições sociais e estruturais, mas penso que pela própria autonomia e interesse nos temas, geralmente quem faz EAD tem esses dois pontos elementares para apreender, na educação a distância o aprendizado depende muito mais do empenho do aluno, você tem mais liberdade e tempo, porém precisa se virar e se interessar, o que já é difícil de forma presencial no Ensino Médio.
Faltou ao canal, separar a emergência momentânea (que é um uso “improvisado da modalidade, precário)” da EAD de fato: EAD e uma MODALIDADE de educação.
EAD é uma forma totalmente inclusiva, onde o uso da tecnologia, (amplamente utilizada) é otimizada, ampliando as formas de se praticar o ensino e aprendizagem.
Percebo uma “tendência reacionária” à maioria que vêm criticando, de maneira isolada e não contextualuzada de educação.
Tudo que se falou aqui, é óbvio para todos, quando se abre ao debate, de maneira correta. O que se está fazendo, neste momento, é “criar fumaça” e distorcer o conceito de EAD.
@Jo_RJ é verdade, corre-se o risco de criar mais preconceito com essa modalidade a distância, não estou me referindo ao que o Humberto falou porque acho que ele descreveu bem a situação, acho que só faltou, como tu disseste, explicar que essa situação emergencial não pode ser encaixada como EAD, mas. O geral creio que ele explicou bem. O que acho importante na tua fala é que realmente é uma forma de educação inclusiva que não só oferece a oportunidade de um aprendizado de qualidade com uso das tecnologias de informação, mas também propicia ao aluno desenvolver sua própria autonomia, organização e otimização de seu tempo. É claro que é preciso escolher um bom curso, com um bom currículo e planejamento, os das universidades públicas estão excelentes quanto a isso.
@Anselmo Batista é exatamente isso.
A fala do canal, como está, só fortalece a resistência, o preconceito à EAD.
Tenho 10 anos de EAD, ensino público e de qualidade. Tenho profundo orgulho e me emociono com as vitórias que tenho conseguido alavancar junto.
A desconfiança e resistência é natural ao “novo”. Tenho certeza que, a maioria que, reage contra, hoje, vai ter vergonha em breve. A tecnologia está nas nossas vidas, não faz sentido ser contra, precisamos ser aliados e responsáveis.
Ead e um baita engodo,em uma sociedade tão desigual que temos!
E ai Humberto blz. Concordo com você sobre o ensino via EAD. Eu curso Ciências Econômicas via EAD, mas já tenho 50 anos e fiz vários cursos profissionalizantes desse modo, já tenho um certo jeito de estudar assim. Também não concordo que crianças e adolescentes tenham aula assim, por falta de recursos e também do convívio entre outras pessoas, isso é fundamental para as crianças. Parabéns pelo vídeo e podemos sim debater mais sobre esse assunto, seria até interessante você trazer alguém para o canal para fazer uma live debatendo isso. Abraços
Perfeito como sempre.
Outro problema que estamos passando é a dificuldade de professores com idade mais avançada de se adaptar ao EAD, inclusive no ensino superior. Vc está certíssimo quando diz que teremos um ano verdadeiramente perdido lançando mãos desses paliativos que só servirão pra registro e não pra favorecer o processo ensino/aprendizagem.
isso sem contar a falta de convívio social para crianças e adolescentes… o que é absolutamente crucial.
Humberto, em sua visão, qual é mais viável e melhor? O Estado/Município conceder verbas para melhoria das escolas e ensinos ou professores irem às periferias das cidades? Mesmo que estes profissionais não tenham muitas graduações em currículos. E ainda, qual deve ser melhorado? Ensino Básico ou Acadêmico?
Cirurgico
Excelente, Humberto!! Tive essa discussão com os colegas do mestrado recentemente e essa opinião de “anular o ano letivo” ficou muito em voga mesmo como opção mais justa.
Peço sua ajuda querido, não para divulgar meu canal novo sobre política e informação mas para receber feedback se você puder me dar algum. Comecei o canal inspirado em seu conteúdo.
Obrigado desde já, camarada!!
Concordo que o EAD está funcionando como laboratório de metodologia de aplicação para o futuro permanente, onde as empresas privadas faturarão nas plataformas, nos programas, internet, enfim toda parte de TI . E qual será a necessidade de um professor ou professora neste método bancário? Para esse sistema nenhum. Talvez um tutor para tirar dúvidas burocráticas.
Neste período de pandemia, além desses motivos citados anteriormente, o funcionamento do ensino ser remoto é a justificativa para arrecadação das escolas particulares.
Penso que a escola também é importante na socialização das crianças. Sem uma escola física, as habilidades sociais das crianças ficarão comprometidas. Talvez para o resto da vida.
Perfeito. O EAD é legítimo e útil, mas não de qualquer jeito. A própria proposta de vídeos de debate no Youtube é, forçando um pouco a barra um certo tipo de EAD. Mas a escola não é somente lugar de engolir conhecimento tabelado, é socialização, interação, debate, afastamento do trabalho infantil, da fome, de famílias potencialmente abusivas e formação de vínculos. Claro que um burocrata da administração “científica” vai preferir olhar a relação diploma/custo.
A pandemia só nos mostrou que a educação para os mais pobres não importa e que para os privilegiados é mais uma forma de produção. No contexto dos vestibulares vemos isso, sempre existiu uma grande pressão sobre eles, tanto que a maioria das escolas privadas se apoiam no meio disso para garantir nome e sucesso para os seus alunos. Hoje nos vemos tendo que escolher uma possível data para que o ENEM ocorra, não contando que os alunos das escolas publicas não estão estudando. Só que existem alunos estudando e esses não podem perder um ano letivo, nem o dinheiro que estão investindo nas escolas. Bem, a educação na verdade pouco importa pra quem a tem nas mãos, ela é vista como forma de criar alguém para produzir, diante da desigualdade não existe melhor para os alunos, pois existe um abismo gigante entre cada um. Estudo em escola particular e estou no 3 ano do ensino médio, temos EAD e ela foi implantada em 15 dias, depois do fechamento das escolas. Não houve debates e educação com os alunos em relação a isso, estamos tendo aula há tempos e eles continuam fingindo que tá dando certo. Professores tem que se adequar ao ensino e fechar os olhos para a educação de seus alunos, pois eles precisam se manter, coordenadores e donos do colégio fecham os olhos pois eles precisam se manter e nós estudantes seguimos a boiada pois precisamos nos manter, fazer o vestibular e passar na facul. No fim das contas, sabedoria e conhecimento pouco importam. Digo agora por mim, a desigualdade na educação sempre existiu, mas agora fica cada vez mais difícil fechar os olhos e meter a cara nos livros como se nada estivesse acontecendo. Fica cada vez mais difícil beber da água da competição que eles nos alimentam todos os dias. Cada vez mais difícil em saber que vemos competir com pessoas que vão morrem no meio da corrida, ou de COVID ou de fome.
Tdah tbm fode a capacidade de autonomia… Quaisquer estratégias que alguém com uma dificuldade dessas desenvolve para se concentrar em sala de aula caem por terra. Eu era o melhor aluno em várias disciplinas até esse semestre, agora tô indo atrás de psiquiatra pra me medicar. Reprovando em tudo.
Eu sou adulto, adulto com tdah tem alguma maturidade pra desenvolver as estratégias que desenvolvi. TDAH além de atingir mais crianças e adolescentes, mesmo as que vão deixar de ter o diagnóstico na vida adulta, elas não têm a mesma maturidade
Acontece que o que deveria ser visto já não é visto na rede pública. Mesmo presencialmente.
#Psol50
A Psicologia escolar também vai dizer que é necessária a participação da escola na vida do aluno além da sala de aula. A escola precisa se adaptar para atender sua demanda de alunos considerando tanto os problemas diretos na sala de aula ou indiretamente na casa de cada um. Agora essa presença é extremamente diminuída, deixando toda a medicação entre criança, conteúdo e condições de educação feita por profissionais para uma simples exposição de conteúdo na tela.
MOVIMENTO INTEGRALISTA E LINEARISTA BRASILEIRO MIL-B. ANAUE.
Fala ae Humberto, eu tava procurando muito um vídeo sobre ead, pq tô construindo um argumento sobre. Eu, como pessoa q estuda Pedagogia, sou absolutamente contra o ead, em qualquer contexto pra qualquer idade. O ead surge justamente qnd a educação passa a ser encarada como produto, mercadoria. Acredito que a educação a distância não proporciona nem metade da experiência que é a educação cara a cara, independente da idade. Enfim, ótimo vídeo 🙂
O que está sendo realizado na maior parte das instituições não pode ser chamado de EaD, justamente pela falta de planejamento, estrutura do curso. Aulas remotas realizadas como eram as presenciais deveria ser crime, pois elas nunca seriam iguais, num dá, tem que ser outra lógica.
Por pressão das famílias, estudantes… por má gestão que está prolongando cada vez mais a pandemia… até instituições que estão com calendário suspenso estão se vendo adotando as APNPs (atividades pedagógicas não presenciais – que não necessariamente são mediadas por recursos digitais, pode ser analógico, como um estudo dirigido…) Muita discussão rolando onde trabalho para minimizar os danos. Tá muito complexo resolver a educação na pandemia nesse contexto tão desigual que é o BR!!!
De certa forms, a única solução seria mesmo voltar ano que vem. Mas é complicado, muita gente dependendo de diploma pra poder trabalhar na área, ser contratado… porém, concordo com o ponto de lógica produtividade para “não perder o ano”. Sinceramente, se eu tivesse um filho ia preferir mil vezes que ele reiniciasse o ano do zero!
Brigar contra o EAD é brigar contra o desmonte da educação pública e sua respectiva privatização. Além dos danos imediatos, como o aumento de índice de desemprego de professores, a institucionalização do EAD através de políticas públicas criaria verdadeiras linhas sucessórias de poder econômico, praticamente impossibilitando qualquer tentativa de ascensão socioeconômica de pessoas menos privilegiadas e pessoas excluídas. Se hoje é possível, ainda que em nível ínfimo, alguma oportunidade de concentração de riqueza na mão de pessoa oriunda de uma classe pobre, a institucionalização do EAD limitaria praticamente em sua totalidade tal possibilidade, criando uma sociedade de castas, rígidas e intransponíveis. Isso porque, com acesso a uma estrutura física de ensino público, ainda com todas as deficiências e todas as limitações socioeconômicas dos alunos, estes podem ter contato com pessoas e situações que lhes permitam, com muita sorte, furar a bolha existencial em que se encontram. Certamente essa possibilidade não existiria para quem não teria em casa uma estrutura que possibilitasse acessar conteúdo de ensino disponível pela internet. A sociabilidade dessas crianças estaria restrita ao círculo mais próximo, inclusive fisicamente, limitando suas fronteiras existenciais sociais de forma ainda mais rígida do que a que temos hoje. É preciso que a educação não vire mercadoria. O comabate ao neoliberalismo deve ser permanente.
Debate importantíssimo mesmo Humberto
Matemática em EAD para crianças, vai funcionar sim, podem confiar… Se presencialmente a falta de atenção é um problema, imagine nessa modalidade.
Isso aí!
O ideial seria que o ano letivo, em todos os níveis de estudo, fosse cancelado. Já se perdeu o processo de aprendizagem
Acorda, camarada. O ead chegou para ficar. Na China, Japão, Finlândia sao realidades cada vez mais presentes.
😂😂😂
@Saia da Matrix – Humberto Matos , ah sim, paulo Freire é que é modernidade kkkkkk
@Só Olhando Cara, olha oque você falou!? Você quer comparar o Brasil em termos de condições sociais, humanas e economicas. Sei por exemplo que na China o EAD esta sendo utilizado em zonas rurais para levar o ensino as crianças, com uma monitora acompanhando, mas não sei a eficiencia do processo.
O EAD deveria ser utilizado no Brasil, como um metodo complementar ao presencial, caso as condições materias e recursos fossem mudando na educação,agente iria gradualmente ampliando esse sistema.
Excelente vídeo!
Em Brasília, o GDF está impondo um modelo a alunos que sequer têm celular smartphones, não possuem internet, nem computador. Na verdade, uma boa parte não tem sequer tvs. Conteúdos são alimentados em um sistema para ninguém, praticamente. As famílias sequer têm inclusão digital
O debate sobre o EAD é essencial, de certa forma a relação que vc estalbece conosco (inscritos no canal) é uma forma de educação a distância, mas substituir o presencial pelo EAD realmente é um projeto de sucateamento da educação básica pública
Tenho 16 anos e estoy tendo EAD e vejo como não estou aprendendo nada em relação a exatas. A escola ja era problemática antes do EAD e agora está ainda mais
Se vc buscar na Wikipedia quem são os empresários mais ricos do Brasil. Vai achar banco Lemon como um dos primeiros a ocupar esse lugar . Já ouviu falar em metodologias ativas? Então, as pessoas vinculadas a essa fundação querem colocar o EAD no Brasil. Agora, vamos combinar que não dá pra formar um médico, um enfermeiro, um engenheiro EAD . E se eu te dissesse que eh exatamente isso que as faculdades mercantis estão fazendo ? Eh muito mais econômico pra eles . Não tem professor, eles gravam às aulas e depois demitem os professores . Quem corrige as provas é um robô . Então… EAD na saúde = morte . O curso de medicina custa, em média, mais de 10 mil reais . Os alunos ricos que não conseguem passar no vestibular ( concorrido ) das públicas está pagando por um diploma EAD . Vcs realmente acham que dá pra formar médico pela tela do computador? E engenheiro? Enfermeiro? Não . Essas faculdades estão se tornando verdadeiras máquinas de matar pessoas . Vc aceitaria se consultar com um médico, um dentista que se formou pela tela do computador? Um veterinário? Isso é muito sério . Os donos das faculdades mercantis querem alunos autônomos que é pra poder demitir todos os professores . Assim , o valor que o aluno paga de mensalidade irá direto pra o bolso desses mercadores do ensino . Fica a dica …
Excelente!
Tem a questão da alimentação também, que é importantíssima. Muitos estudantes têm como principal refeição as merendas fornecidas na escola! Imaginem como seria a interrupção (permanente) desse serviço de provimento de comida às crianças e aos adolescentes? Seria brutal!
Muito bem, a EaD é um projeto do empresariado pra ampliação do lucro, gerando uma mais-valia na iniciativa privada ou enfiando essa mercadoria na educação pública. Não é de hoje que a educação se tornou um setor muito lucrativo. Então parece que esse incremento EaD não tem volta e por isso não podemos concentrar nossa crítica apenas no “dar certo” ou não, mas no que essa modalidade precáriza as condições de trabalho da classe, tanto a de trabalhadores da educação quando da classe em geral. A exclusão… etc..
Parabéns por fazer o debate é parabéns pelo canal !!!
Muito bom. Tenho umas reflexões destas com meu marido também. Neste vídeo descobri que Fernando é prolixo também. Não imaginada. Pensei que Amanda fosse a pessoa faladeira da casa (como eu). Bom… Pelo menos vocês devem conversar bastante. Já pensaram em buscar novas atividades para fazer juntos dentro da casa ?Compartilhando com a gente, claro. Gosto dos projetos de vocês.
Parece o cara do YOU só que brasileiro
Tem muito, mas muito mais a se considerar. A de-socialização, o individualismo…e muito mais.
Contribuindo para o up do vídeo.
Saudações Professor Humberto.
Sou professor de História, ensino médio em SP. Na minha opinião é um ano perdido. Tenho minha consciência tranquila que estou oferecendo, dando direito aos alunos, mas infelizmente a cultura, recursos são barreiras fundamentais.
Na escola, presencial temos que motivar, tentar trazer o aluno pra nosso lado dia após dia, a distância, muitos estão tendo a desculpa de que precisavam para não estudar.
Muiro bem, Professor! Eu concordo plenamente,!
meu namorado eh tutor ead de cursos de comunicação e, velho, eu ja vi cada trabalho horrivel! São alunos semi alfabetizados, com falhas gravíssimas. Eles devem elaborar 2 trabalhos de 10 linhas por bimestre (o que é insuficiente) e, mesmo assim fazem menos que o solicitado, além de reclamarem. Hhá alunos que fazem pelo celular, cheio de erros de port., sem interpretação etc, enfim, pelo q se nota, é um projeto de sucateamento óbvio da educação. Como vc levanta pensamento crítico sem debate? O debate só existe em sala de aula com alunos participando