Modalidades
Agora iremos estudar as modalidades de ensinoEducação é um processo contínuo de desenvolvimento das potencialidades, habilidades e competências do ser humano, por meio do ensino e da aprendizagem. É uma prática social que visa à formação... Saiba Mais. Ao apresentarmos as modalidades de educaçãoEducação é um processo contínuo de desenvolvimento das potencialidades, habilidades e competências do ser humano, por meio do ensino e da aprendizagem. É uma prática social que visa à formação... Saiba Mais, tradicionalmente, apontamos os traços definidores de cada uma delas. Ao longo de sua trajetória educacional você já teve contato com algumas. Vamos conhecê-las ou rememorá-las.
Existem três modalidades de ensino com as quais você pode ter contato ao longo de sua vida: ensino presencial, 100% EaDO ensino a distância (EAD) é uma modalidade de ensino em que a comunicação entre alunos e professores ocorre de forma mediada por tecnologias. Os alunos estudam em casa, com... Saiba Mais e semipresencial.
Ensino presencial
É o ensino com o qual estamos mais acostumados, pois frequentamos a escola desde pequenos. Há espécies diferentes de ensino presencial, algumas mais tradicionais, com fileiras de carteiras onde se sentam os alunos e o quadro na frente da sala, que o professor utiliza para passar o conteúdo. Outras têm estruturas mais contemporâneas, com mesas redondas em que os alunos sentam em equipes e não há presença do quadro nem do professor na frente da sala, mas atuando como mediador na pesquisa desenvolvida.
Ambos os processos de ensino e aprendizagem explicados anteriormente pressupõem o deslocamento do aluno até a instituição de ensino e a socializaçãoEducação é um processo contínuo de desenvolvimento das potencialidades, habilidades e competências do ser humano, por meio do ensino e da aprendizagem. É uma prática social que visa à formação... Saiba Mais presencial com os demais colegas.
Figura 1 – No ensino presencial, o aluno vai até a instituição de ensino
Fonte: Freepik
Vejamos a seguir os aspectos positivos e negativos com relação a essa modalidade de ensino.
•Pontos positivos: mais interação entre alunos e professores, possibilidade de sanar dúvidas na hora da aula.
•Pontos negativos: para os alunos mais tímidos, pode ser difícil realizar essa interação ou mesmo fazer questionamentos ao professor; tempo de deslocamento e gastos com transporte e alimentação; distração (nem sempre o aluno está focado ou disposto).
É importante que você saiba que, diante do avanço das tecnologias da informação e da comunicação, o ensino presencial também tem inserido recursos tecnológicos dentro de sala de aula.
Mas você saberia dizer o que significa mediação e tecnologia? Esses são dois conceitos fundamentais na área da Educação a DistânciaO ensino a distância (EAD) é uma modalidade de ensino em que a comunicação entre alunos e professores ocorre de forma mediada por tecnologias. Os alunos estudam em casa, com... Saiba Mais. Para que possa ocorrer a aprendizagem nessas modalidades de ensino, terá que ocorrer a mediação, que se dará por meio da tecnologia. Mas esses são assuntos que veremos um pouco mais a frente. Vamos seguir no tópico seguinte falando sobre o Ensino 100% EaD.
Ensino 100% EaD
Nesta modalidade, o processo de ensino e aprendizagem se dá por meio de tecnologias. O aluno vai até a instituição de ensino, mas apenas para realizar algumas atividades avaliativas. Isso significa que os atores envolvidos nessa modalidade de ensino não estão presentes fisicamente, como na modalidade anterior. Eles estão separados espacial e temporalmente, o que é algo bem característico dessa modalidade de ensino. Então, como superar esse desafio e como se adaptar a essa nova realidade? Você já se questionou sobre isso? Esses são pontos sobre os quais iremos conversar nos tópicos seguintes desta unidade.
Figura 2 – No ensino 100% EaD o processo de ensino
e aprendizagem é mediado pelas tecnologias
Fonte: Freepik
Na modalidade 100% EaD, o aluno estuda e faz as atividades no computador (também é possível estudar em tablets ou smartphones), que pode estar em casa, no trabalho ou em um polo de ensino.
Mas o que seria um polo?
Polo é o local onde o aluno fará as avaliações, receberá orientações dos tutores presencialmente, utilizará os laboratórios de informática (laboratórios específicos a depender da disciplina) e a biblioteca. Sempre que tiver oportunidade, não deixe de ir ao polo para interagir com seus colegas e usufruir de tudo o que sua instituição lhe oferece.
Muitos alunos da EaD se dirigem ao polo somente para realizar as avaliações que têm maior peso quantitativo na disciplina, geralmente elaboradas em formato de provas escritas. A instituição de ensino oferece os materiais de estudo (textos escritos, e-books, videoaulas, podcasts, biblioteca virtual) dentro de um ambiente virtual. É por meio desse ambiente que o aluno também interage com os outros estudantes, tutores e professores e realiza as atividades.
•Pontos positivos: acesso à educação de qualquer lugar do país em que haja uma rede de internet disponível (democratização do ensino), inclusive para pessoas com dificuldade de locomoção, inclusão digital, grande oferta de cursos de graduação e pós-graduação, possibilidade de gerenciar o tempo de estudo e trilhar um caminho personalizado de aprendizagem, gastos menores com mensalidade, otimização do tempo e flexibilização de horários, de modo a conciliar os estudos com outros compromissos pessoais e profissionais.
•Pontos negativos: menos interação presencial com professores e alunos, isolamento nos períodos de estudo, dispersão por estar em um ambiente on-line, necessidade de mais responsabilidade e disciplina para com os estudos, dificuldade para solucionar dúvidas com os professores e alunos no momento em que elas ocorrem, dependência de acesso à internet para acessar e enviar materiais e podem haver problemas de adaptação ao sistema utilizado, uma vez que é algo novo para muitas pessoas.
Diante do que vimos anteriormente, é fundamental que o aluno dessa modalidade estabeleça sua rotina de estudos para que o aprendizadoEducação é um processo contínuo de desenvolvimento das potencialidades, habilidades e competências do ser humano, por meio do ensino e da aprendizagem. É uma prática social que visa à formação... Saiba Mais seja proveitoso e que diante dos desafios que surgirem ele procure alternativas e meios para superá-los.
Ensino semipresencial
Também chamado de ensino híbrido, é uma proposta que mistura atividades presenciais e a distância. Geralmente, a parte teórica é disponibilizada em um ambiente virtual, assim como no ensino 100% a distância, mas as atividades práticas e vivências são realizadas na maioria das vezes em grupos, com a presença de todos os inscritos no curso. São comuns, neste formato, os cursos que requerem alguma prática, tais como gastronomia, cursos que contemplam aulas em laboratório, clínicas ou estágio obrigatório.
Figura 3 – No ensino híbrido o aluno alterna momentos de estudo no ambiente
virtual com atividades presenciais mediadas pelos professores
Fonte: Freepik
Conforme aponta Tori (2009, p. 121):
Dois ambientes de aprendizagem que historicamente se desenvolveram de maneira separada, a tradicional sala de aula presencial e o moderno ambiente virtual de aprendizagem, vêm se descobrindo mutuamente complementares. O resultado desse encontro são cursos híbridos que procuram aproveitar o que há de vantajoso em cada modalidade, considerando contexto, custo, adequação pedagógica, objetivos educacionais e perfis dos alunos.
Até mesmo em algumas escolas já existe a tentativa de implementar a sala de aula invertida, metodologia que prevê que os alunos estudem em casa os conteúdos curriculares e compareçam à escola para tirar dúvidas e realizar atividades em grupos.
saiba mais: | |
Para você saber mais sobre a sala de aula invertida, assista ao vídeo a seguir do programa Conexão do Canal Futura, o qual aborda esse assunto: Clique aqui. |
A seguir apresentaremos os pontos positivos e os negativos do ensino semipresencial. É importante perceber a necessidade de cumprir alguns horários e estabelecer nova rotina para se adaptar a essa modalidade.
•Pontos positivos: acesso à infraestrutura da instituição ou ao polo de ensino (laboratórios, bibliotecas), grande oferta de cursos de graduação e pós-graduação, otimização do tempo, inclusão digital, troca de experiências com professores e alunos de maneira presencial, exploração de habilidades e competências como a oralidade e resolução de conflitos por meio de debates, tempo personalizado para se dedicar à leitura da parte teórica e assistir às videoaulas, quando houver.
•Pontos negativos: horários fixos para realização das atividades presenciais, gastos com deslocamento e alimentação, pessoas mais introspectivas podem não se sentir à vontade para realizar os trabalhos propostos presencialmente.
É muito comum, tanto no ensino 100% EaD como no semipresencial, a disponibilidade de acesso a bibliotecas virtuais com grande acervo de obras sobre os temas estudados. Muitas dessas bibliotecas só podem ser acessadas pelos alunos matriculados nos cursos. A economia que o aluno tem com relação à compra de livros, impressões e fotocópias (muito comuns no ensino presencial) é bastante significativa, pois nessas modalidades o conteúdo deve estar disponível para o aluno de modo que ele possa acessá-lo integralmente on-line.
A inclusão digital é outro ponto positivo nas modalidades EaD e semipresencial. Ainda que nem todos os brasileiros possuam computadores ou acesso à internet (segundo a pesquisa TIC Domicílios, realizada em 2018, 70% têm acesso à internet em computadores ou celulares e há aumento significativo desse acesso por parte das classes D e E), o ensino a distânciaO ensino a distância (EAD) é uma modalidade de ensino em que a comunicação entre alunos e professores ocorre de forma mediada por tecnologias. Os alunos estudam em casa, com... Saiba Mais se tornou a melhor possibilidade para um número muito grande de pessoas no país. Dessa maneira, configura-se uma oportunidade de incluir digitalmente os cidadãos.
TICs é a sigla para Tecnologias da Informação e Comunicação, isto é, o conjunto de recursos integrados de tecnologia que são utilizados para mediar a comunicação e a informação. As TICs facilitam o acesso à educação por meio da disseminação de informações, permitindo a comunicação nos mais diversos meios.
Segundo Formiga (2009, p. 39):
A EaD está intrinsecamente ligada às TICs por se constituir setor altamente dinâmico e pródigo em inovação, que transforma, moderniza e faz caducar termos técnicos e expressões linguísticas em velocidade alucinante. A sociedade da informação e do conhecimento reflete-se na EaD pela apropriação célere dos conceitos e inovações, que moldam a mídia e se refletem na própria EaD.
saiba mais: | |
O estudo das TICs na educação é muito importante, por isso, leia o artigo “Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea”, de Renildo Franco da Silva e Emilce Sena Correa. Clique aqui. |
Conforme lembra Dias (2011, p. 80-81):
O que há de revolucionário na internet não é ela permitir a comunicação em rede. A comunicação em rede sempre existiu desde que os homens começaram a se relacionar em grupos e em comunidades. Por serem flexíveis e adaptáveis, as redes têm grandes vantagens sobre as estruturas hierarquizadas. E por isso se expandiram na sociedade e na economia. Seus limites, no entanto, eram definidos pela dificuldade de coordenar funções, de concentrar recursos para determinados objetivos e mesmo de realizar tarefas, dependendo do tamanho da rede. As tecnologias de informação e comunicação, sobre as quais se baseia a internet, deram novo impulso ao desenvolvimentoEducação é um processo contínuo de desenvolvimento das potencialidades, habilidades e competências do ser humano, por meio do ensino e da aprendizagem. É uma prática social que visa à formação... Saiba Mais das redes, pois puseram por terra os seus limites naturais ao permitirem o gerenciamento de tarefas e a administração da complexidade. (Cf. CASTELLS, 2003, p. 7-8)
A internet, portanto, consegue potencializar essa comunicação em rede, fazendo com que atinja um nível global pelo fato de os computadores estarem interconectados. Continua Dias (2011, p. 81):
[…] E, ao criar esse ambiente de comunicação interconectada, permite que todo cidadão que tenha acesso a ele possa trocar informações, pesquisar conteúdos dos mais diferentes tipos e procedências, participar de redes sociais, baixar e subir arquivos, participar de produções em rede, remixar e recriar conteúdos armazenados na rede, enfim, se relacionar, se divertir e produzir nesse novo ambiente.
Com base nesses pressupostos, a inclusão digital torna-se, portanto, uma forma de inclusão social. É importante lembrar, também, que muitos alunos que não teriam acesso ao ensino superior estão conseguindo um diploma de graduação. Talvez seja esse o principal ponto positivo da Educação a Distância no Brasil, um país com grandes abismos sociais.