👩‍🎓Programa Curso Popular! 🎓 Saiba Mais!
CasaEADMediação em Ensino a Distancia

Mediação em Ensino a Distancia

Mediação : Você sabe o que é mediação no EAD ?

Este é outro conceito importante para quem está envolvido com Educação a Distância. De acordo com a definição do Dicionário Michaelis, mediação é o ato de servir como intermediário entre pessoas, grupos, com o objetivo de sanar dúvidas ou resolver conflitos. No que se refere à educação, essa mediação se configura uma atividade interposta entre o aluno e o conhecimento.

Quem exerce esse papel de mediador na EAD é o tutor, por meio das TICs. É ele que faz a ponte entre o aluno e o professor, ou o aluno e a coordenação de curso, caso haja alguma dúvida ou um problema cuja solução não esteja ao seu alcance. Para isso, são utilizados os recursos do próprio ambiente virtual, tais como e-mail, fóruns, chats e webconferências.

É essencial que haja uma mediação efetiva para que o aluno consiga com sucesso realizar tudo aquilo que é esperado no curso, desenvolvendo as competências e habilidades necessárias à sua formação.

Como afirma Longo (2009, p. 219):

A qualidade dos cursos a distância depende, em grande parte, da qualidade da tutoria. Assim, a seleção, a capacitação, o acompanhamento e a avaliação dos professores-tutores são considerados atividades estratégicas. Na prática, essa qualidade deve traduzir-se no domínio das disciplinas ministradas, na capacidade de organizar e orientar didaticamente o processo de ensino-aprendizagem a distância e na utilização das ferramentas tecnológicas que servirão de instrumento ao professor.

Mas qual seria, então, o papel de cada uma das pessoas envolvidas na EaD? Qual a diferença entre tutor e professor? E o aluno, é responsável pelo quê? Vamos conferir a seguir.

Aluno

Vamos iniciar este tópico com um questionamento. Segundo Palloff e Pratt, (2004) os cursos e programas on-line não foram feitos para todo mundo. Por quê? Vamos refletir sobre isso.

Estudar sem a presença do professor e dos colegas desafia o aluno a superar suas limitações pessoais e a desenvolver sua capacidade de aprender autonomamente, de aprender a aprender. Você já pensou sobre isso? Você já se questionou sobre o quanto é desafiador ser um estudante da EaD e quanto a ideia de ela ser uma modalidade de ensino fácil não é correta?

Perceba que você tem um papel fundamental com relação à sua aprendizagem e que, por isso, você é o protagonista nessa modalidade de ensino.

Figura 5 – O aluno na Educação a Distância é o protagonista
no processo de ensino e aprendizagem

Mulher focada, digitando no teclado do computador Foto gratuita

Fonte: freepik

Na Educação a Distância, o aluno é o personagem principal no processo de aprendizagem, pois toma a iniciativa e elabora um caminho a ser seguido para apreender o que está previsto no currículo e no cronograma da disciplina e desenvolver competências e habilidades necessárias à sua formação.

Além das motivações já apresentadas que levam uma pessoa a escolher a modalidade de ensino a distância, podemos apontar algumas características do aluno da EaD:

•Está sozinho e, portanto, é responsável por gerir os seus estudos;

•Precisa de organização, dedicação, compromisso e disciplina para dar conta de todas as tarefas propostas;

•Lê o conteúdo, assiste aos vídeos, participa dos fóruns e realiza as atividades no seu ritmo (ao contrário do que acontece no ensino presencial, em que o professor dá o ritmo a partir do coletivo) e, portanto, pode voltar para reler o que não ficou claro, refazer os exercícios, planejar suas interações;

•Interage com alunos e professores nos ambientes virtuais e, portanto, deve saber de que maneira fazê-lo;

•Vai além do proposto pelo autor do material disponibilizado, pois a partir do momento em que começa a estudar o conteúdo, tem dúvidas e curiosidades, e estar on-line lhe permite uma busca mais rápida por respostas;

•Faz uma autoavaliação de como está sua compreensão do conteúdo a partir da leitura e dos exercícios indicados e busca ajuda dos tutores e professores quando acha necessário.

Perceba que o aluno assume para si a responsabilidade da sua formação profissional, de forma autônoma. Logo, coloca-se como sujeito do seu processo formativo, de apropriação e de construção do seu conhecimento.

Professor

O professor conteudista é convidado a escrever o material didático, bem como elaborar atividades para que o aluno consiga assimilar o conteúdo referente à disciplina. O material didático é disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem, seguindo um cronograma previamente agendado.

Ao elaborar o material didático, o professor conteudista pensa também em estratégias de aprendizagem voltadas para a área da Educação a Distância e em quais recursos são pertinentes para cada temática trabalhada.

O ideal é que o professor, nessa metodologia, tenha experiência e conhecimento sobre EaD, pois a modalidade tem aspectos diferentes e bem distintos de uma aula presencial e, portanto, o material didático deverá obrigatoriamente seguir algumas diretrizes e referenciais.

As discussões, por exemplo, não são feitas pessoalmente entre os alunos, portanto, o docente precisa pensar em como instigá-los, no ambiente virtual e até mesmo no material didático, a pensar e debater os assuntos mais importantes.

Algumas responsabilidades do professor do EaD podem ser citadas:

•Planejar seu conteúdo pensando sempre no perfil do aluno que estudará a distância;

•Organizar o material de forma didática, estabelecendo uma divisão hierárquica para apresentá-los;

•Com uma equipe multidisciplinar, transformar o conteúdo em um material agradável para o aluno estudar, utilizando, além do texto, recursos visuais ou sonoros que ilustrem e enriqueçam o conteúdo;

•Escrever o material de modo dialógico, linguagem utilizada na EaD, para que o aluno não se sinta isolado – ao mesmo tempo em que o está estudando sozinho, sabe que pode contar com o auxílio do professor;

•Corrigir trabalhos e avaliações;

•Participar de fóruns, colaborando com as discussões;

•Estar atento à participação e ao progresso dos alunos no ambiente virtual;

•Revisar e atualizar materiais didáticos e atividades.

Perceba como, na Educação a Distância, o papel do aluno é tão importante quanto o do professor.

Tutor

O tutor é peça fundamental no acompanhamento do processo de aprendizado dos alunos que estudam a distância. É ele quem mantém contato direto com os alunos, estimula-os a realizar as leituras e atividades e a participar dos fóruns, media as discussões propostas pelo professor.

O trabalho do tutor, assim como o do professor, pode variar de acordo com a instituição de ensino, mas é possível elencar algumas de suas tarefas:

•Estabelecer contato direto com os alunos inscritos no curso;

•Lembrar os alunos de datas importantes no cronograma das disciplinas do curso;

•Responder a dúvidas dos alunos referentes à utilização do AVA;

•Encaminhar dúvidas de alunos referentes a conteúdos para o professor da área;

•Mediar as discussões nos fóruns;

•Incentivar os alunos que não estão acessando o AVA.

A interação dos alunos com os tutores e professores pode se dar de maneira síncrona ou assíncrona, dependendo de cada ferramenta utilizada para esse fim.

Os fóruns são ótimos canais de comunicação coletivos e, geralmente, dentro deles, são destinados tópicos para as dúvidas dos alunos. Assim, se um aluno posta no fórum uma dúvida que pode ser também a de outro aluno, este não precisa perguntar novamente ao tutor e professor, otimizando o tempo destinado aos estudos. Trata-se de um recurso utilizado de maneira assíncrona, porque a resposta não é imediata – vai depender dos horários de trabalho de professores e tutores. A vantagem é que, como todos os integrantes têm acesso a ele, alguém que souber a resposta para a dúvida pode postá-la. O fórum garante a construção coletiva do conhecimento, pois é um espaço aberto para discussões e troca de ideias entre os participantes – além de ser um importante instrumento de registro para o professor que, a partir de dúvidas e comentários postados, poderá revisar e atualizar seu material didático.

Outra ferramenta de comunicação assíncrona é o e-mail, que permite contato individual do aluno com o tutor, professor ou até mesmo a coordenação. A desvantagem é que a dúvida pode demorar a ser respondida.

Quanto às ferramentas síncronas, existem dois exemplos que são bastante utilizados na EaD: os chats e as webconferências. Para a realização dos chats, combina-se um horário para que os participantes do curso acessem o espaço de discussão a fim de tirar dúvidas ou comentar algum assunto que faz parte do conteúdo programático. Muitas instituições contam com atendimento on-line, via chat, em vários horários, possibilitando que os alunos sanem suas dúvidas de maneira mais rápida. Esse tipo de atendimento se dá de forma individual – entre tutor e aluno –, porém, os chats em grupo são mais interessantes por ficarem disponíveis após seu encerramento; assim, quem não teve condição de participar, pode acessá-lo posteriormente.

Figura 6 – Chats e web conferências são importantes
momentos para tirar dúvidas e trocar experiências na EaD

Empresária no fone de ouvido usando laptop Foto gratuita

Fonte: Freepik

Já a webconferência é uma oportunidade de o professor apresentar-se aos alunos por meio de vídeo, o que contribui para sua aproximação, e pode ser o único momento em que se veem. Normalmente, por conta do grande número de alunos, somente o professor se mostra em vídeo. Porém, os alunos podem participar por áudio ou texto (chat disponibilizado no momento da webconferência). Trata-se de um encontro virtual realizado por meio de ferramentas que permitem compartilhar textos, arquivos, áudios e vídeos. Pode ser utilizada para se debater uma questão, retomar conteúdos importantes das aulas, como um momento de sanar dúvidas dos alunos, ou ainda para revisar conteúdos antes de uma avaliação. Outra vantagem da webconferência é que ela pode ser gravada para posterior consulta pelos participantes de um curso.

resumindo:
Neste capítulo você pôde adentrar um pouco no mundo da Educação a Distância, conhecer as modalidades de ensino, descobrir como funciona um ambiente virtual e quais são seus principais recursos e quem são os componentes humanos da EAD – professor, tutor e aluno –, entendendo o papel de cada um. Viu também que a mediação é fundamental para o sucesso dos estudos nessa modalidade.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Além do Enem 2024, que acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro, outros eventos importantes da educação brasileira em...
Se você está pensando em trocar de curso a distância (EADO ensino a distância (EAD) é uma modalidade de ensino em que...
📌 SOBRE O VÍDEO: CORREÇÃO GRATUITA sobre o TEMA de REDAÇÃO ENEM: EducaçãoEducação é um processo contínuo de desenvolvimento das...
  • EAD
  • dezembro 18, 2023
Pular para o conteúdo