O que é necessário para estudar a distância?
Uma vez que estamos acostumados desde crianças a estudar de um modo bastante tradicional, pode parecer até assustador ter de mudar algumas práticas relacionadas aos estudos. Por exemplo: como manter o foco na leitura do material didático quando se está em um ambiente on-line? Essa é uma das principais justificativas para a falta de comprometimento com os estudos na metodologia da EaDO ensino a distância (EAD) é uma modalidade de ensino em que a comunicação entre alunos e professores ocorre de forma mediada por tecnologias. Os alunos estudam em casa, com... Saiba Mais. “Não consigo fazer as leituras ou assistir às videoaulas no computador nem no celular porque a todo o momento aparecem notificações de mensagens e eu não posso simplesmente ignorá-las”, dizem alguns dos estudantes.
Para dar conta de tudo isso, é fundamental saber gerenciar seus estudos. Muitos alunos não estão acostumados a isso, pois passaram toda a vida escolar na dinâmica do ensinoEducação é um processo contínuo de desenvolvimento das potencialidades, habilidades e competências do ser humano, por meio do ensino e da aprendizagem. É uma prática social que visa à formação... Saiba Mais tradicional, em que a escola ou o professor estabeleciam o que estudar, quando estudar, de que forma estudar.
Mudar comportamentos é realmente difícil. Porém, se pararmos para pensar em todos os pontos positivos da EaD que já citamos aqui, poderemos encarar essa mudança como um desafio, algo que vai realmente modificar até mesmo o modo como pensamos a educaçãoEducação é um processo contínuo de desenvolvimento das potencialidades, habilidades e competências do ser humano, por meio do ensino e da aprendizagem. É uma prática social que visa à formação... Saiba Mais.
Longe de querer competir com os livros de autoajuda, tentaremos, ao menos, apresentar os requisitos mínimos para que você, aluno, tenha sucesso nesta jornada que se inicia.
Requisitos técnicos
Parece óbvio dizer que, para estudar a distância, o aluno precisa de um aparelho que se conecte à internet: computador, tablet ou smartphone. Porém nem todas as pessoas têm acesso a esses dispositivos. Segundo pesquisa do IBGE, a internet chega a três em cada quatro domicílios no país.
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Veja essa pesquisa na íntegra no site do IBGE, intitulada “Uso de internet, televisão e celular no Brasil”, Clique aqui. |
Figura 7 – Os alunos da EaD podem estudar pelo celular
Fonte: freepik
O celular é, hoje, o aparelho mais utilizado para acessar a internet. Contudo, nem todos os alunos gostam de estudar por meio dele pelo tamanho da tela ou pela falta de recursos de que alguns não dispõem, como leitores e editores de texto. Por isso, preferem utilizar tablets ou computadores.
Ainda que o aluno não tenha acesso a esses aparelhos, é provável que em sua cidade ou perto dela haja os polos de ensino da instituição em que está matriculado. Todo polo presencial de ensino precisa disponibilizar aos alunos um laboratório de informática para garantir o acesso aos materiais. Além disso, várias cidades possuem bibliotecas públicas com computadores disponíveis.
Resumindo, para estudar a distância são necessários três componentes: um dispositivo eletrônico com acesso à internet; um navegador (Internet Explorer, Chrome, Firefox); uma conexão com internet (dependendo da velocidade de conexão, pode ser mais difícil assistir a videoaulas). Munido desses três componentes, é só acessar o AVA e iniciar os estudos.
Os ambientes virtuais de aprendizagem costumam ser bastante intuitivos. Isso significa que a maioria dos alunos não apresenta dificuldades para lidar com eles e, em caso de dúvidas, têm suporte da equipe de Tecnologia da Informação e dos tutores para auxiliá-los no que diz respeito a dúvidas sobre o software.
É desejado, também, que o aluno saiba utilizar algum navegador e realizar pesquisas na internet. Para assistir às videoaulas e participar de webconferências, talvez seja necessário um fone de ouvido ou um microfone. As instituições de ensino podem indicar o que você precisa ter como requisitos mínimos para conseguir acompanhar o curso a distância no qual está matriculado.
Requisitos pessoais
É sabido que as pessoas aprendem de maneiras diferentes. Uns absorvem melhor o conteúdo quando leem ou escrevem, alguns quando assistem a vídeos, outros quando escutam áudios e há aqueles que conseguem assimilar os conteúdos somente quando fazem atividades práticas sobre o tema. São os chamados Estilos de Aprendizagem. Uma das principais teorias acerca do tema divide os estilos em quatro: leitura/escrita, visual, auditivo e cinestésico. Trata-se da Teoria VARK (sigla em inglês para os nomes dos estilos: visual, auditive, reading, kinesthetic).
Os estilos de aprendizagem são conceituados como a preferência na forma como as pessoas recebem e processam as informações sendo, portanto, habilidades passíveis de serem desenvolvidas. Enquanto alguns aprendizes tendem a focalizar mais os dados e programas, outros conseguem aprender mais a partir de informações verbais que tanto podem ser explicações orais ou escritas. Há também quem prefira aprender por informações visuais como figuras e esquemas, enquanto outras pessoas se sentem mais confortáveis com teorias e modelos matemáticos. Existem ainda os que preferem aprender as informações de forma interativa, já outros indivíduos têm uma abordagem mais introspectiva e individual na sua forma de adquirir conhecimentos. (SANTOS; MOGNON, 2010, p. 230)
De maneira resumida, podemos definir os quatro estilos de aprendizagem com base nas características dos alunos que compõem cada grupo.
Quadro 1 – Estilos de aprendizagem
Estilo de aprendizagem | Características | Recursos que auxiliam a aprendizagem |
LEITURA/ESCRITA | Assimilam bem os conteúdos lendo ou escrevendo. Preferem listas, livros e manuais.Anotam tudo o que o professor fala. | Textos didáticos escritos, livros, artigos, fóruns de discussão. |
VISUAL | Assimilam bem imagens, gráficos, vídeos.Têm o costume de desenhar sua maneira de pensar. | Videoaulas, mapas conceituais, infográficos, slides. |
AUDITIVO | Assimilam bem conteúdos que escutam por meio de áudios ou quando alguém está falando.Preferem ouvir em vez de anotar. | Videoaulas, podcasts, aulas presenciais, palestras. |
CINESTÉSICO | Assimilam o conteúdo colocando-o em prática.Fazem anotações de acordo com seu raciocínio, indicando exemplos práticos. | Atividades práticas como questionários, jogos, objetos de aprendizagem. |
Fonte: Santos e Mognon, 2010 (Adaptado).
O ensino a distânciaO ensino a distância (EAD) é uma modalidade de ensino em que a comunicação entre alunos e professores ocorre de forma mediada por tecnologias. Os alunos estudam em casa, com... Saiba Mais apresenta diversos recursos para atender a esses diferentes estilos de aprendizagem. Se você souber qual é o seu estilo, poderá fazer uso desses recursos a seu favor. Há que se considerar, também, que uma pessoa pode combinar estilos, o que torna suas possibilidades de retenção do conteúdo ainda maiores.
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Para descobrir qual é seu estilo de aprendizagem, busque pelos testes VARK disponíveis na internet. |
Gerenciando a autoaprendizagem
Outro ponto importante na gestão dos seus estudos é o planejamento. Hoje existem diversas formas de organizar as tarefas diárias. Utilizando a conhecida agenda de papel ou uma agenda digital, o importante é que você não se esqueça de inserir datas importantes e elabore um cronograma de estudos.
Figura 8 – Gerenciar o tempo é fundamental para o aluno da EaD
Fonte: freepik
Muitos ambientes virtuais possuem aplicativos que enviam lembretes de início e fim de prazo das unidades ou tarefas, o que auxilia muito os estudantes que costumam se esquecer de acessar o AVA. Por incrível que pareça, esta é uma das justificativas para a não realização das atividades on-line e evasão dos cursos a distância: “Esqueci!”. Portanto, se você acha que isso pode acontecer, antecipe-se e encontre uma maneira de se lembrar de suas tarefas, o que pode ser feito utilizando post-its ou programando sua agenda no celular.
Se você não tem essa disciplina para os estudos, pode ter certeza de que é uma das habilidades que vai adquirir realizando as tarefas propostas na EaD. E ela não auxiliará somente nos estudos, mas também no planejamento de outros contextos de sua vida e isso acaba se tornando um hábito.
O prazo é algo extremante sério nos cursos ofertados a distância. Assim como temos prazos para entregar documentos, realizar solicitações, horários definidos para comparecer a compromissos, também na EaD existem regras. Quando é solicitada ao aluno a produção de um texto, já está estabelecida sua data de entrega. É muito comum os alunos deixarem para realizar a atividade no último dia – ou pior, na última hora –, o que pode comprometer seriamente a qualidade do trabalho.
Dessa forma, é imprescindível que haja, por parte do aluno, auto-organização e disciplina. Existem muitos recursos que ajudam nesse sentido. Eis algumas dicas:
•Construa um cronograma e divida-os dias em: dias para estudo e dias para realização das atividades.
•Nos dias de estudo, faça a leitura do material e assista com calma às videoaulas, voltando sempre que necessário. Pesquise na internet os pontos específicos que eventualmente não entendeu ou nos quais deseja se aprofundar.
•Nos dias de atividades, tente realizá-las, em um primeiro momento, sem consultar os materiais, para verificar o que realmente foi assimilado. Depois, faça as consultas e realize as atividades com empenho.
•Evite distrações que possam atrapalhar seus estudos. Pesquise técnicas para isso, como estudar durante um período e fazer pequenas pausas (existem plug-ins que bloqueiam as redes sociais por determinado tempo, por exemplo).
•Elabore um resumo em forma de texto, vídeo, áudio, infográfico ou apresentação em slides ao finalizar o estudo de cada unidade.
•Aproveite os espaços colaborativos do ambiente virtual para trocar ideias e solicitar auxílio, bem como auxiliar aqueles que precisam.
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Você conhece a técnica Pomodoro? Pesquisas apontam que estudar/trabalhar por muitas horas ininterruptamente é menos produtivo que combinar momentos curtos de concentração com pequenas pausas. Leia a notícia que trata do tema: Clique aqui. |
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Neste capítulo você aprendeu que é fundamental planejar seus estudos para obter sucesso nos cursos ofertados a distância. Existem alguns requisitos técnicos básicos aos quais você deve estar atento antes de iniciar esse caminho e outros requisitos pessoais, tais como organização, disciplina e gestão do tempo. Se você ainda não possui essas habilidades, agora é a hora de trabalhar para alcançá-las. |
Muitas informações e diversas maneiras de acessá-las
O acesso à informação que temos hoje é algo que não era possível imaginar há alguns anos. Enquanto há poucas décadas procurávamos por verbetes em enciclopédias – as quais eram atualizadas e reimpressas todo ano –, hoje basta digitar o início de uma palavra em um buscador no navegador e temos como resposta um mundo de resultados.
Faça o teste: digite “educação” e conte quantas sugestões de busca são indicadas imediatamente. Temos até dificuldade de lidar com tanta informação, não é mesmo? Qual é o melhor resultado para a minha busca? Qual é a melhor resposta para a pergunta que digitei, dentre as centenas, os milhares de resultados? Fica até difícil decidir! E esse é um ponto que devemos levar em conta quando estamos estudando a distância. Em algum momento vamos nos deparar com um grande número de artigos, livros, notícias, e saber escolher a melhor fonte é algo extremamente importante.
Agora, vamos conhecer alguns dos recursos que podem auxiliar os estudos e como escolher os mais pertinentes.
Livros
Os materiais didáticos disponibilizados no AVA são escritos com base em pesquisas feitas pelos professores conteudistas. Esta é a primeira dica quando se deseja procurar fontes confiáveis para aprofundar os estudos: consulte a bibliografia da disciplina ou as referências utilizadas pelo professor ao escrever o material (a lista geralmente vem ao final de cada unidade). Certamente, lá estarão as mais importantes e atualizadas obras sobre o assunto. Existem livros clássicos sobre os conteúdos abordados em cada disciplina, os quais o professor conteudista tem o dever de apresentar aos alunos.
Observe ao final desta unidade que utilizamos, sobretudo, obras cujo tema principal é a Educação a DistânciaO ensino a distância (EAD) é uma modalidade de ensino em que a comunicação entre alunos e professores ocorre de forma mediada por tecnologias. Os alunos estudam em casa, com... Saiba Mais. Não poderia ser diferente, já que estamos tratando dessa modalidade de ensino e apresentando suas características.
Antes de comprar algum livro em seu formato físico, verifique se não está disponível na biblioteca virtual ou na biblioteca física da instituição ou polo de ensino ao qual você está vinculado.
É possível, também, que esteja disponível para download na internet, como é o caso da obra mais importante que temos no Brasil a respeito da EaD, “Educação a Distância: o estado da arte”, organizada por Litto e Formiga (2009/2012).
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Os dois volumes da obra citada estão disponíveis para consulta e download em: Volume 1 – Clique aqui. Volume 2 – Clique aqui. |
É costume da comunidade científica que produz material sobre EaD o compartilhamento de informações. Portanto, torna-se fácil encontrar textos sobre o tema na rede.
Artigos
Os artigos publicados em revistas científicas constituem uma excelente e confiável fonte de consulta e possibilitam o acesso aos estudos mais recentes sobre o assunto em que se deseja aprofundar. Mesmo as revistas impressas possuem versão on-line para consulta e ainda existem as revistas publicadas exclusivamente em formato digital.
Ao contrário dos livros, que tratam de assuntos mais abrangentes, os artigos se debruçam sobre temas mais específicos. Trata-se de um afunilamento dentro de uma determinada área do estudo para quem deseja se aprofundar em um ponto específico. Observe na lista de referências, ao final desta unidade, que foram utilizados diversos artigos como fontes de consulta.
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Os artigos que estão disponíveis on-line foram indicados com um link de acesso – por exemplo, o artigo “Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea”, de Silva e Correa, publicado na revista Educação e Linguagem. Clique aqui. |
Vídeos
Os vídeos são recursos que combinam texto oral e/ou escrito com linguagem audiovisual e existem em variados formatos de produção. Podem ser muito curtos ou muito longos, conter muitos cortes ou nenhum, podem ser produzidos por pessoas especializadas ou amadoras, até mesmo utilizando-se o celular.
As videoaulas são bastante utilizadas para atender principalmente às expectativas daqueles alunos que não abrem mão do formato tradicional do professor em frente da sala explicando os conteúdos, de preferência utilizando o quadro ou apresentação em slides para apresentar conceitos-chave, ou para deixar claro seu roteiro de aula. A diferença é que essa aula é gravada em estúdio, previamente roteirizada para que tenha uma duração específica e dê conta de todo o conteúdo previsto, que é apresentado de maneira exclusivamente expositiva. Nesse formato de aula não há interação com o aluno, portanto, não é exatamente uma reprodução do que acontece numa aula presencial.
Muitos alunos só conseguem assimilar o conteúdo assistindo a videoaulas ou vídeos explicativos sobre o tema. Já outros não aguentam ver nem um minuto de vídeo. Isso é muito pessoal e depende também do estilo de aprendizagem de cada um, como já falamos anteriormente. Mas não se pode negar que hoje é muito fácil encontrar vídeos dos mais variados temas e que eles resolvem muitas dúvidas de maneira bastante didática. Para confirmar, basta fazer uma simples busca no YouTube, iniciando a frase com as palavras “como consertar um…”. Você vai se surpreender com os resultados!
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Assista ao vídeo “Como aprender melhor e mais fácil”, do Canal Nerdologia, Clique aqui. |
Podcasts
Podcast é um arquivo de áudio, de tamanho menor que o do vídeo, o que facilita seu acesso e download. Muitas pessoas preferem ouvir podcasts a assistir a vídeos, pois não precisam estar em frente à tela para ter acesso a todo o conteúdo. Podem ouvir o arquivo enquanto realizam outras tarefas, como quando estão no trânsito, dirigindo ou no transporte público.
Existem podcasts sobre os mais variados temas e se você é falante de outra(s) língua(s) a lista aumenta consideravelmente. Você pode baixar um arquivo individual sobre um tema que lhe interesse ou assinar um podcast e ser avisado toda vez que um novo episódio é disponibilizado na rede.
saiba mais: | |
Existem muitos podcasts e uma busca na internet por temas de seu interesse pode ajudar. Mas antes, confira essas duas dicas de podcasts, um sobre temas relacionados à ciência e pesquisa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e outro sobre política: Fronteiras da Ciência: ciência, pseudociências e tudo o mais. Clique aqui. Xadrez Verbal, Clique aqui. |
Quando é prevista a produção de um podcast para ser disponibilizado aos alunos em um AVA, geralmente ele traz temas relevantes sobre o conteúdo trabalhado ou um resumo da aula. Pode ser gravado pelo professor conteudista, pelo tutor ou ter o formato de entrevista com algum especialista da área.
Imagens e infográficos
As imagens servem para ilustrar conteúdos trabalhados na aula. Também podem servir como ponto de partida para uma problematização.
Os infográficos apresentam informações relevantes sobre determinado conteúdo, utilizando linguagem verbal (textos concisos) e não verbal (imagens ou símbolos). Trata-se de uma síntese ilustrativa de um tema que não pretende esgotar o assunto, mas apresentar pontos específicos, como conceitos, números relevantes, entre outros.
São bastante utilizados em revistas e jornais e facilmente encontrados na internet.
Mapas conceituais
Mapa conceitual é uma apresentação gráfica que auxilia na organização das ideias a respeito de determinado assunto. Assim como o infográfico, traz as informações de maneira esquematizada.
Nesta e em outras unidades você terá a oportunidade de conhecer – se já não conhece – um mapa conceitual.
Figura 10 – Exemplo de um mapa conceitual
Fonte: Acervo Telesapiens (2020).
Objetos de aprendizagem
São conteúdos interativos a respeito de determinado assunto que utilizam imagens, textos, vídeos, áudios, animações para explicá-lo. São usados, geralmente, para complementar e propiciar aprofundamento de assuntos tratados na aula.
Jogos educativos
Existem diversos jogos digitais elaborados para ensinar ou reforçar um determinado tema. No ambiente da educação, são bastante utilizados os jogos cooperativos, em que o grupo tem um objetivo em comum.
A depender do conteúdo que está sendo trabalhado em uma unidade de estudo, você poderá utilizar esses recursos para tentar entender algo que não ficou muito claro ou aprofundar algum ponto que despertou seu interesse. Se você parar para pensar, já fazemos isso diariamente quando estamos em dúvida sobre uma palavra, um conceito, uma declaração dada por alguém conhecido do público, um assunto que está sendo comentado pelas pessoas. Para isso, basta uma simples busca em um site de pesquisa e você tem acesso a uma gama de resultados que trazem a resposta nos mais variados formatos: uma notícia de jornal, um vídeo explicativo, uma imagem. Agora é hora de trazer essa prática também para o contexto dos estudos. Não deixe de buscar, pesquisar e se aprofundar. Lembre-se: você, aluno, é o protagonista nessa modalidade pela qual decidiu se aventurar: a Educação a Distância.
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Neste capítulo você conheceu alguns recursos que podem auxiliar nos estudos na modalidade a distância: livros, artigos, vídeos etc. É muito comum que vários deles já estejam previstos no próprio material didático de uma disciplina ofertada em EaD, mas você também pode contar com uma busca na internet para ter acesso a eles. Só não se esqueça de sempre optar por fontes confiáveis! Bons estudos! |
REFERÊNCIAS
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